Como combinar as cores

As cores, quando combinadas, despertam diferentes emoções e sentimentos.

De forma harmoniosa, tem o poder de agregar valor ao seu trabalho manual. Ou seja, escolher os tons certos é essencial na hora de fazer qualquer arte.

Já ouviu falar na Teoria das Cores? É um conhecimento fundamental para você desenvolver suas peças e conquistar os clientes. Confira:

 

Círculo Cromático

 As cores são colocadas lado a lado de acordo com as tonalidades. Nele é possível visualizar como funciona o esquema de tons.

Assim fica muito mais fácil escolher os tons que são agradáveis ao olhar, criando combinações atraentes – as chamadas cores harmônicas.

 

 Características das Cores

 

O azul, vermelho e amarelo são as cores primárias. A partir destas variações surgem as cores secundárias (laranja, verde e violeta) e terciárias (verde azulado, laranja amarelado entre outras).

06 – Azul Royal

 

31 – Amarelo Claro

 

28 – Vermelho Real

 

O círculo também exibe as cores frias (azuis, roxos e verdes) e quentes (laranjas, amarelos, rosados, vermelhos). Os tons frios são discretos, calmantes e tendem a ser elegantes. Os quentes são estimulantes e chamam mais a atenção. Branco e preto são consideradas cores neutras, elas não fazem parte do círculo cromático.

 

Combinação de Cores

 

Monocromática: combinação que utiliza apenas uma cor, variando entre tons e intensidades. Para harmonizar, aposte nas cores neutras, com cinza, preto e branco.


Combinação Monocromática de Telas. Musgo (07), Floresta (29), Pistache (52), Bandeira (16), Pérsea (65)

 

Análoga: são aquelas que estão próximas umas das outras dentro do círculo cromático.

Cada uma das cores análogas compartilham uma mesma cor, veja:

31 – Amarelo (primária), 08 – amarelo-gema (terciária), 62 – amarelo-cítrico (terciária).

Sua combinação será enriquecida, por exemplo, com o   salmão (17) e o laranja (09).

Lembre-se de não misturar cores quentes e frias.

 

Tríade: uma das composições mais modernas e diferentes, nela combina-se três cores com a mesma distância entre si, dentro do círculo cromático.

 

 

Com a Teoria das Cores fica muito mais fácil combinar as telas e dar um toque de personalidade em suas criações. Basta usar a criatividade e em caso de dúvidas, (tirar) consultar o Círculo Cromático.

 

Fonte: https://www.eduk.com.br/blog-artesanato-e-ponto/guia-pratico-de-combinacao-de-cores/