Flores para cultivar no Inverno

Se engana quem pensa que apenas na primavera conseguirá ver lindas flores desabrochando e colorindo os vasos ou jardins de sua casa. Algumas espécies preferem nos presentear com sua incrível beleza durante o período de temperaturas baixas, tornando o inverno uma estação mais alegre.

 

As plantas que se adaptam facilmente ao inverno geralmente apresentam grande resistência à baixas temperaturas. Além disso, se desenvolvem melhor longe de raios solares.

 

Algumas espécies suportam até mesmo as temidas geadas em algumas partes do país. E pra quem acha impossível encontrar polinizadores em seu jardim durante essa estação, saiba que não é. Eles podem aparecer!!!

 

Orquídeas Denphal

Diferente das outras espécies de orquídeas, o cultivo da orquídeas Denphal é simples e muito fácil: basta deixá-la em local muito iluminado e mantê-la sempre hidratada.

É uma excelente opção para ornamentar o jardim em dias frios. O florescimento acontece durante todo o ano, porém, nos meses mais frios, esse lindo acontecimento ocorre com mais facilidade e intensidade.

Para não errar na hidr

atação da planta, basta colocar três pedras de gelo em cada vaso uma vez por semana.

 

Gardênia

Originárias do continente asiático, as gardênias são uma ótima pedida para quem procura por flores de inverno.

Além de enfeitarem o ambiente com sua graciosidade única, elas também perfumam o local com sua inebriante fragrância. Adquira sempre as plantas que estiverem com as folhas em tom verde escuro. Isso indica que poderão durar mais tempo.

 

Amor-perfeito (Viola tricolor)

A Violela tricolor, popularmente conhecida como amor-perfeito, é uma flor bienal selvagem eurasiática. Uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15cm de altura. É uma das flores resistentes ao frio mais comuns, chegando a suportar até mesmo geadas.

Está disponível em cores variadas, possuindo ainda o cultivo nos tamanhos mini, gigante e com máscara. Algo que a deixa ainda mais especial é o fato de que os cultivares de amor-perfeito também são comestíveis e utilizados para decorar os mais diversos pratos.

 

Calêndula

A Calêndula é também conhecida como “maravilha do jardim” e pertence à família das Asteraceae. As suas flores  têm coloração amarela ou laranja e são muito parecidas com as margaridas, porém, têm mais pétalas. Trata-se de uma planta muito utilizada na decoração e composição de um vaso ou canteiro de flores e isso transforma por completo a beleza de um jardim.

Esta flor deve ser plantada num local que apresente uma boa exposição solar e a sua terra de cultivo deve estar corretamente fertilizada. É de realçar que a Calêndula é tolerante ao frio e deve ser constantemente regada para crescer de uma forma natural.

 

Prímula

A Prímula é uma planta herbácea e florífera que é oriunda da China e é muito utilizada na decoração de interiores. Trata-se de uma planta perene que não tem caule e o seu porte não ultrapassa os 30 centímetros de altura. As prímulas são muito perfumadas e apresentam várias tonalidades, como o rosa, roxo, vermelho, laranja, salmão e branco. A Prímula deve ficar num local que ofereça uma sombra parcial e deve ser cultivada numa terra fértil, bem drenada e rica em nutrientes. Tenha cuidado porque esta planta não tolera as geadas e não deve ser regada em excesso.

 

Boca de leão

A Boca de leão tem o nome científico de Antirrhinum Majus e pertence à família das Plantaginaceae. Esta planta é muito utilizada em vasos e canteiros, assim como flor de corte. Trata-se de uma planta herbácea com folhas lanceoladas e pequenas e suas flores possuem uma enorme diversidade de cores. As flores são formadas no final do inverno e no início da primavera e possuem um formato especial, dando origem ao nome popular desta planta. Para plantar uma Boca de leão com êxito, é necessário preparar adequadamente a terra de cultivo, torná-la rica em nutrientes e regá-la de forma adequada.

Gostou de conhecer algumas espécies ideais para manter sua casa florida até mesmo durante o inverno?!

Então, mãos à terra!

 

Referencias:

https://blog.plantei.com.br/flores-de-inverno-07-especies-resistentes-ao-frio-para-voce-cultivar/

https://blog.plantei.com.br/o-que-plantar-em-cada-estacao-do-ano/

https://omeujardim.com/artigos/melhores-flores-para-jardim-inverno-como-cultivar